A Educação Ambiental tem sido apontada como um caminho para se transformar realidades indesejadas, muitas das quais decorrentes do modelo insustentável de desenvolvimento adotado pela maioria da humanidade. Surgiu como as grandes crises ambientais da década de 70, do sésculo XX, decorrentes da insustrialização descuidade que mesmo tendo melhorado em muitas partes do mundo, ainda causa sérios problemas nos países pobres ou naqueles que optam por crescer a qualquer custo. O resultado são impactos cada vez maiores sobre as áreas naturais, reduzindo-as drásticamente e causando a poluição do ar, da água e do solo. A natureza, nesse processo se tornou uma mera fonte de recursos para alimentar a voracidade da produção de bens de consumo.
Com as catástrofes ambientais desenvolveu-se uma consciência de que algo precisava ser feito para fomentar maior cuidado com o planeta, principalmente porque se baseava em um aprendizado que priorizava o racional, sem focar em valores e na sensibilidade do ser humano.
Inicialmente, a ênfase da Educação Ambiental era mais conservacionista. Todavia, acabou se tornando um veículo de mudanças profundas, ao adotar um pensamento crítico e incorporar questões sociais, que certamente influenciam o modo de o ser humano se relacionar com a natureza.
O Brasil, possuidor de uma das mais ricas biodiversidades do mundo e berço de Paulo Freire, meece que levem à sério a integração entre questões ambientais e sociais, dando exemplo de que é possível se desenvolver sustentavelmente.
Suzana Machado Pádua (educadora ambiental e presidente do IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas)
4 comentários:
O brasil deveria se importa mas com a invasão desses estrangeiros nas florestas brasileiras,porque com o desmatamento das nossas florestas o nosso país vai perdendo os recursos naturais.
É muito interessante trabalhar com educação ambiental para o povo brasileiro,pois são eles mesmos que deixando invadirem as florestas acabam com as nossas riquezas naturais,o Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo.
No meu ponto de vista com a educação ambiental constante os brasileiros seriam mais "educado" e não destruiria o meio ambiente tão constantemente.
A Educação Ambiental é muito importante para a formação do ser. É necessário desenvolver uma consciência ecológica, para termos um futuro melhor e promissor. Mesmo tendo muitos problemas na fauna e na flora do nosso país, não podemos desistir. Educação Ambiental como caminho de mudança, eu APOIO! "Somos o futuro da nação"
Por Uli Nascimento, turma E
Estou fechando este espaço para a postagem da atividade que teve como data limite o dia 22/10/2010.
Um ab, Pró Miriam
Postar um comentário