Com aproximadamente 1.000 km de espessura, a atmosfera é uma imensa camada de gases que envolve a Terra, nosso planeta.
Esses gases se formaram a partir das transformações químicas e físicas que deram origem ao planeta; um dos mais importantes e necessários á sustentação da vida por aqui é o oxigênio, que começou a se formar na atmosfera com o aparecimento dos vegetais, pois durante a fotossíntese as plantas consomem o gás carbônico e liberam oxigênio, o único respirável pelos seres vivos, inclusive o Homo sapiens.
(In Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino. Ciências e Meio Ambiente – 5ª série, Editora Ática)
Esses gases se formaram a partir das transformações químicas e físicas que deram origem ao planeta; um dos mais importantes e necessários á sustentação da vida por aqui é o oxigênio, que começou a se formar na atmosfera com o aparecimento dos vegetais, pois durante a fotossíntese as plantas consomem o gás carbônico e liberam oxigênio, o único respirável pelos seres vivos, inclusive o Homo sapiens.
(In Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino. Ciências e Meio Ambiente – 5ª série, Editora Ática)
8 comentários:
A atmosfera é uma camada de ar (linha preta mais externa) que recobre todo o planeta, cerca de 11 quilômetros a partir da superfície. O que diferencia a atmosfera da Terra dos demais planetas é a composição dos gases.
A alteração na constituição química do ar através dos tempos indica que o ar continua se modificando na medida em que o homem promove alterações no meio ambiente. Até agora esta mistura gasosa e transparente tem permitido a filtragem dos raios solares e a retenção do calor, fundamentais à vida. Pode-se dizer, no entanto, que a vida na Terra depende da conservação e até da melhoria das características atuais do ar ! :D
por: Deise Mota 1ºH
A atmosfera é uma camada de ar (linha preta mais externa) que recobre todo o planeta, cerca de 11 quilômetros a partir da superfície. O que diferencia a atmosfera da Terra dos demais planetas é a composição dos gases.O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas.
ECONOMIZE ÁGUA QUERIDINHOS .
OBS: Não esqueçam de idntificar-se ao postar um comentário no blog.
O ar é composto pelo oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e mais seis gases – argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio. Estes últimos são denominados gases raros, porque existem em pequenas quantidades no ar.
• Oxigênio: gás indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. Ele reage com certas substancias presentes no corpo dos seres vivos e produz água, energia e gás carbônico. A energia produzida nessa reação é responsável pela manutenção da vida de todo os seres.
• Nitrogênio: é indispensável para os todos os seres vivos, porém não é absorvido diretamente pelo organismo nem animais, nem vegetais, durante a respiração. O nitrogênio é absorvido por certas bactérias que vivem no solo e na raiz de certas plantas, como ervilha, etc. Então ele é transformado em nitratos pos essas bactérias e acaba passando para os outros seres vivos que se alimentam dessas plantas.
• Gás Carbônico: é vital para as plantas, as mesmas absorvem o gás carbônico e eliminam oxigênio, tal processo é conhecido como fotossíntese.
• Gases raros: não são aproveitados pelo nosso organismo, mas são utilizados em outras tarefas que são de grande proveito para o ser humano, por exemplo, o argônio – utilizado em lâmpadas incandescentes.
Flávia Matos IºH
Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo.
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado.
Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc). Nos últimos anos, a Acrópole de Atenas passou por um processo de restauração, pois a milenar construção grega estava sofrendo desgaste com a poluição da capital da Grécia.
O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura no planeta Terra. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, impedindo a dissipação do calor. Desta maneira, o calor fica concentrado nas camadas baixas da atmosfera, provocando mudanças no clima. Pesquisadores afirmam que já está ocorrendo a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão entrar em extinção e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência e intensidade.
Diante das notícias negativas, o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais. Os sistemas tecnológicos estão avançando no sentido de criar máquinas e combustíveis cada vez menos poluentes ou que não gerem nenhuma poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de automóveis movidos a álcool, combustível renovável, não fóssil, que poluí pouco. Testes realizados com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão usar um tipo de combustível que lança no ar apenas vapor de água.
Flávia Matos IºH
Esse foi um video que nos duas encontramos e achamos muito bonito esperamos que todos se sensibilizem!
http://www.youtube.com/watch?v=wl2PcvmL6I0&feature=fvw
Ja esse e musiquinha criada por Mauricio Ricardo transmite a mensagem de uma forma engraçada mas deprimente porque é real.
http://www.youtube.com/watch?v=qUh87ah7LcM&feature=related
Helga Genoma e Flávia Matos Iº H
Postar um comentário