terça-feira, 28 de setembro de 2010



CUPUAÇU


Da mesma família do cacau, o CUPUAÇU também pode ser usado na fabricação de chocolate. A empresa japonesa ASAHI FOODS tem registro sobre o nome "cupuaçu" e sobre o processo de produção do CUPULATE. Mais os dois são ilegais: não se pode registrar nome de fruto, e o CUPULATE foi desenvolvido anteriormente pela EMBRAPA.











CAMU-CAMU

Esta frutinha azeda da Amazônia tem 20 vezes mais vitamina C que a Acerola e é matéria-prima de sucos e geleias, comprimidos e xampus. Japoneses e americanos estão brigando pela sua patente.






Revista Terra, nov-2003

9 comentários:

Anonimato! disse...

Felipe o cupuaçu é muito gostoso pra ser roubado!!!

Anônimo disse...

Vanessa Leal e Naiane Aline - Iº F

O camu-camu é um arbusto de pequeno porte, que pode atingir até 3 m de altura. Apresenta caule com casca lisa, folhas lisas e brilhantes que são avermelhadas quando jovens, mas se tornam verdes mais tarde. As flores, brancas e aromáticas, aglomeram-se em grupos de 3 a 4. Produz frutos arredondados, de coloração avermelhada que vão escurecendo à medida que amadurecem, até ficarem roxo-escuro quando totalmente maduros. A polpa do fruto é aquosa, envolvendo a semente esverdeada.
De acordo com resultados obtidos em experimentos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o camu-camu, apresenta altos valores nutritivos e, em especial, possui uma concentração de vitamina C em sua polpa superior à da acerola.
O camu-camu é uma espécie tipicamente silvestre, que apresenta um grande potencial econômico capaz de colocá-lo no mesmo nível de importância de outras frutíferas tradicionais da região amazônica, tais como o açaí e o cupuaçu.


Nesse breve comentário conseguimos abranger mais o conteúdo sobre Camu Camu.

Anônimo disse...

Bacia do Rio Paraná, com destaque para o rio Tietê, um dos seus principais afluentes

A bacia do rio Paraná é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.

A região abrange uma área de 879.860 km², distribuídos em sete Unidades da Federação: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal.

O Rio Paraná é o principal curso d'água da bacia, mas de grande importância também são seus afluentes e formadores como os rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema, Iguaçu, dentre outros.

As principais coberturas vegetais da região eram a Mata Atlântica, o Cerrado e a Mata de Araucárias, que foram fortemente desmatados ao longo da ocupação da região. A bacia do Paraná é a região mais industrializada e urbanizada do país. Nela reside quase um terço da população brasileira, destacando-se como principais aglomerados urbanos as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e de Curitiba.

Trata-se da bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de energia elétrica do país e também a de maior demanda. Destacam-se as usinas de Itaipu, Furnas, Porto Primavera, dentre outras.

O Rio Paraná corre aproximadamente no eixo central da Bacia do Paraná, ampla bacia sedimentar com área de cerca de 1,5 milhões de km2 e situada na porção centro-leste da América do Sul, abrangendo o nordeste da Argentina, o centro-sul do Brasil, a porção leste do Paraguai e o norte do Uruguai. A Bacia do Paraná é fonte de diversos recursos minerais, sendo os principais o carvão e a água subterrânea, além de materiais para a construção civil, como o basalto.


POSTADO POR: NIVEA SANTOS E MATEUS SOUSA, DO Iº F (G2)

Anônimo disse...

Nivea e Mateus: vcs postaram o conteúdo no lugar errado. Esse assunto esta relacionado com o Pacto Nacional pela Gestão das Águas. Reveja seu tema e poste novamente e no lugar correto.
1000 bjs
Miriam

Anônimo disse...

essas riquezas deveriam ser mais conhecida, para que todos saibam de onde vem o que usamos diariamente e que possamos aproveitar de tudo aee

Vinny Bahia I G

Anônimo disse...

A biopirataria consiste na apropriação indevida de recursos diversos da fauna e flora, levando à monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso desses recursos. O termo "biopirataria" foi lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group) para alertar sobre o fato do conhecimento tradicional e dos recursos biológicos estarem sendo apanhados e patenteados por empresas multinacionais e instituições cientificas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biopirataria

Fabíola | G

Anônimo disse...

Cupuaçu é uma fruta muito tipica do Norte, Nordeste do Brasil A árvore, conhecida como cupuaçuzeiro, atinge uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura, com características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, mas sim nos galhos. O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. A produção do cupuaçuzeiro no Brasil concentra-se na região Amazônica, sendo o Estado do Pará o principal produtor, seguido do Amazonas, Rondônia e Acre. A área cultivada no Pará é cerca de 14.000 ha, com produção em torno de 21.479 t. de polpa em 2000.
CAMU – CAMU
O camu-camu é da mesma família da goiaba e da jabuticaba. O camu-camu também é conhecido como caçari e araçá-d'água. Originário da Amazônia rico em aminoácidos, flavonoides, e principalmente em vitamina C

ADRIANA VAZ 1ºG

Miriam Bispo disse...

Vinicius e Adriana: pesquise sobre outros produtos da nossa flora (e fauna) que são roubados de nosso país e nós nem sabemos.

Miriam Bispo

Miriam Bispo disse...

Estou fechando este espaço para a postagem da atividade que venceu no dia 22/10/2010.
Pró Miriam
Um ab